11 de junho de 2019
Imprensa
Prefeitura de Juazeiro do Norte representada durante audiência sobre polo calçadista do Cariri na AL

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, foi representado durante Audiência Pública para discutir alternativas de impulsionar o polo calçadista do Cariri, pelo  Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e  Inovação, Michel Araújo. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, na segunda-feira, 10. 

Michel Araújo ressaltou que o Município, de forma inédita, está oportunizando consultoria especializada para atender às demandas do empresariado, através do Programa de Desenvolvimento Econômico para Comércio, Indústria e Inovação - PRODECII. Até novembro, devem ser atendidas 20 fábricas, incluindo de calçados. 
A SEDECI também vem estreitando a relação de industriários com as Instituições de Ensino Superior, sendo ponte para estágios que impactam a produção com mão-de-obra qualificada. Além disso, em parceria com o Sindindústria, levou dez empresas para o Salão Internacional do Couro e do Calçado - SICC, no mês passado, em Gramado (RS). A feira possibilitou geração de negócios e proximidade com clientes nacionais e estrangeiros.
"Mas, a conclusão da Ferrovia Transnordestina seria uma das melhores alavancas porque, ligando o Cariri ao Porto do Pecém, viabilizaria a importação de insumos de matéria-prima e a exportação de produtos, a custos baixos", disse o Secretário.
A Audiência Pública foi promovida pelas Comissões da Indústria, Comércio, Turismo e Serviço e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e atendeu ao requerimento dos deputados Fernando Santana e Nelinho Freitas. Ainda haverá reunião, no Cariri, com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, para debater novas tecnologias para o polo, assim como novas linhas de financiamento e renegociação de dívidas junto aos Bancos oficiais. A data, por enquanto, não foi definida.
"O fato é que estamos somando forças com o Governo Estadual para movimentar o setor calçadista. O Prefeito Arnon Bezerra e todos nós acreditamos na sua pujança, apesar desses tempos de crise, que tem diminuído o poder de consumo de algumas classes e causado o declínio da economia brasileira. O PIB de Juazeiro do Norte, no entanto, segue positivo, desde 2002", concluiu Michel Araújo.
 

Galeria de fotos


Tópicos: