10 de julho de 2019
Imprensa
Saúde realiza oficina sobre testes rápidos para hepatites virais

Em alusão à Campanha Julho Amarelo, que promove a conscientização acerca da prevenção das hepatites virais, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Serviço de Infectologia da Secretaria da Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (10) a Oficina em aconselhamento e testes rápido para hepatites virais. 

A oficina foi direcionada aos profissionais da Atenção Primária, entre eles enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, educadores físicos e fisioterapeutas, com o objetivo de sensibilizá-los a intensificar a busca de casos de hepatites virais e capacitá-los para o manejo dos testes rápidos. 

Os testes rápidos para Hepatite B e C estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município e qualquer pessoa pode realizar gratuitamente. Em caso positivo, o tratamento também é disponibilizado pela rede pública de saúde. Além disso, é possível prevenir as Hepatites A e B através da vacina.

A secretária executiva da saúde, Glauciane Torres, ressaltou que a escolha de um mês para a ampliação da conscientização sobre as hepatites é importante, mas que as ações das equipes de saúde na busca ativa e prevenção devem ser constantes. “A gente precisa intensificar a busca porque o diagnóstico precoce nos leva a muitas coisas positivas, ao passo que a subnotificação não é benéfica para o paciente”, destacou Glauciane, que agradeceu o engajamento e participação de todos os profissionais na oficina.

A programação da Campanha Julho Amarelo terá continuidade durante todo o mês, com realização do Dia “D” nas UBS, onde haverá ações de prevenção e oferta de testes rápidos. No dia 12 haverá ação de imunização e oferta de testes rápidos no Cariri Garden Shopping, das 14h às 17h. E no dia 18 a mesma ação acontecerá na sede da Secretaria da Saúde do Município. Haverá ainda ações em empresas, com o tema “Hepatites e Saúde do Trabalhador: ações de prevenção e diagnóstico precoce”.
 
Fotos: Lino Fly
 

Galeria de fotos


Tópicos: